quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Diz para mim: Trabalho primeiro e diversão depois?!?!?!

"Deus ajuda a quem cedo madrugada.",
"Quem trabalha sempre alcança"
"Cabeça vazia morada do mal"...
 
É gente, eu não podia parar à frente da TV ou ficar de preguiça na cama que minha mãe chegava com uma dessas...
 
Aos 20 morava com meus pais, estava na faculdade e fiquei desempregada.
Nas primeiras semanas, aproveitei um pouco a liberdade de horário e saia muito após as aulas noturnas. Nesta época não tínhamos ajudantes em casa. Ela cozinhava e eu ajudava na limpeza e vinha uma faxineira por semana.

Minha mãe - creio que por preocupação do ócio destrutivo - fingia não saber que eu tinha chegado em casa na madrugada de sábado e batia na porta as 7 ou 8 horas para me acordar para a faxina.
Sem constrangimento algum.... é.... e enquanto eu não levantava ela não sossegava.
Imagina o humor que eu levantava?! Pior um pouco do que você pensou.
Eu levantava, tomava o café e quando eu começava ela dizia assim: coloca uma música agitada ai para ir no ritmo da música assim você acaba mais rápido!!!

Há há há... affff
Bufando e num mau humor danado eu ia. Tinha que ajudar, dividir o serviço...

Domingo dia de descanso?! Claro que não.
Domingo era dia de limpeza também... Eu reclamava muito  e apelava com o argumento: até Deus descansou no domingo!!!!!
Adiantava?! Nada.  Ela ouvia e me deixava falar sem parar
Eu argumentava o tempo todo enquanto fazia o que ela havia mandado rsrsrsrs
Psicologia reversa eu acho.

Ela não achava ruim de eu sair ou me divertir. Não implicava com nada, porém, sair e me divertir, chegar tarde não eram desculpas para não cumprir minhas obrigações.

Bem, cresci com a noção de que quem não trabalha muito não alcança felicidade e que você precisa sempre fazer muito. Trabalho primeiro e diversão depois.

O ensinamento dela foi ruim? Claro que não!!! Você vai entender no final deste texto.

Até 2010 eu acreditava que tinha que trabalhar mais do que era exigido. Tinha que  ter o tal retorno financeiro. Tudo era responsabilidade minha. Descanso era para fracos. Vendia 1/3 de férias todo ano. Dormia e acordava pensando em trabalho.

Era feliz? Claro. Eu acreditava que isto era ser feliz. Simples assim.

Ocorre que Deus, aquele cara que descansou no domingo, em toda sua sabedoria chamada Vida, me aprontou uma em 2007 e eu mudei meu conceito de felicidade radicalmente.

Me organizei e em 2010 entreguei minha função. Perdi 40% do meu salário e reduzi minha carga de horas em duas horas que, na prática, parece uma redução de 8 horas ou mais...

Junto com a minha mudança veio junto a tal "crise de ansiedade"...

Dai você me pergunta: Uai, se você mudou tudo e estava feliz porque a crise de ansiedade????  
Porque eu não sabia lidar com o vazio que ficou após a mudança.
A falsa felicidade até então, ocupava um espaço muito grande na minha cabeça.
Quanto saiu a loucura do trabalho começaram a surgir questões como: o que eu gosto de fazer? o que me traz satisfação? o que vim fazer nesta vida????
Dai a falta de respostas te assombra e a crise de ansiedade se instala.

Eu optei por fazer um tratamento homeopático porque acredito que é possível.
Respeitei os momentos em que era necessário parar.
Me abri com os amigos para que me compreendessem melhor e assim me ajudariam melhor também. Pedi ajuda quando precisei.

Mas sabe o que salvou??? O Trabalho.
Encontrar o equilíbrio no trabalho que faz a gente feliz.
É isso mesmo. Trabalhar com o que gostamos, com o que faz sentido para nossa vida também salva.

No meu caso, em termos de atividades executadas, acho que trabalho mais hoje do antes de 2010. Mas faço o que eu gosto. Faço o que me realiza.

Tenho a minha carga na empresa. Meus trabalhos artesanais. Sou síndica do prédio e mesmo que não seja muito, faço algumas coisas da casa também.

Como a minha mãe me ajudou então?!?!
O excesso de trabalho dela e a crença de que trabalho vem primeiro me ensinou a realiza-lo, a não ter preguiça, a entender e refletir a ordem das coisas.

O que aprendi, diferente dela, é que não há o primeiro e o depois.
Aprendi a trabalhar no tempo e na medida que é preciso e me divertir no tempo e na medida que preciso. Sacou. E nem sempre descanso aos domingos kkkkkkkk

Eu aprendi o equilíbrio. Eu aprendi que produzir me faz sentir realizada.
Nem tudo é dinheiro. Menos é mais. 

Eu aprendi que quando a ansiedade quer voltar e começa a dar sinais é preciso levantar do sofá e fazer alguma coisa. Aumentar o som da música.
Trabalhar, principalmente com as mãos.
Os trabalhos artesanais têm sido minha alegria e minha salvação...

Valeu mãe por me ajudar a ver o trabalho como parte importante da minha vida....
Afinal você nunca disse que eu tinha que sofrer com ele não é mesmo?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário